23.11.11

O que é Meditação


Meditação ou meditar é um termo muito em voga nestes tempos, e também uma palavra que tem muitas interpretações, certamente cada pessoa tem uma definição para meditação.
Os antigos mestres de sabedoria como os contemporâneos são unânimes em afirmar que " a energia segue o pensamento", que "criamos o mundo ao nosso redor com o que pensamos".


Então, quando controlamos ou modificamos o modo como pensamos, mudamos a energia que vai formando a nossa vida , o que somos, o que pensamos e o que sentimos vai se transformando.

A mente é como um lago com muitas ondulações (os pensamentos), e por causa dessas ondulações não conseguimos enxergar o que há no fundo.
Mas, quando o lago está sem turbulências, conseguimos ver o que há dentro dele.
O caminho para se chegar a essa percepção seria praticar meditação


De um modo geral podemos dizer que meditação são técnicas que utilizam o controle do pensamento ou a observação dos pensamentos, ou a ausência de pensamentos. Dentro desses três aspectos se encaixam a maioria das técnicas de meditação.

Aqui não vamos dizer que esta ou aquela é a correta, pois certamente qualquer tipo ou técnica de meditação tem os seus benefícios. Mas certamente meditar não é dormir, não é perder-se em pensamentos, não é entrar em qualquer tipo de transe, não é religião, dogma ou qualquer tipo de credo. Meditação é um processo não uma meta.

Existem centenas, de técnicas de meditação. Cada pessoa deve descobrir com o tempo a que melhor combina consigo e a que produz os melhores resultados. Alguns preferem meditar visualizando imagens de mestres ou figuras como Yantras, outros com mantras, muitos gostam de observar a respiração, outros de visualizar paisagens paradísiacas. As técnicas são inúmeras.

Os benefícios da meditação ao nivel físico, enocional, mental e espiritual são rapidamente percebidos pelo praticante regular; há uma diminuição da ansiedade e tensão, da depreção, da irritabilidade, problemas relacionados ao estresse como pressão sanguínea elevada, palpitações, insônia, frequência cardíaca desrregulada, vícios e dependencias em drogas.


Há um aumento de sentimentos de bem estar, de paz, otimismo, de energia, um controle e equilíbrio emocional, aumento da criatividade, da espontaneidade, da concentração, da visualisação mental, aumento da paciência, serenidade e paz de espírito.

Os benifícios são inúmeros e largamente comprovados e documentados. Hoje em dia é normal executivos de empresas renomadas pararem suas atividades para uns momentos de meditação.

Fonte: Blog Desperta já

Um comentário:

Ventos de Pz disse...

Texto lindo Fátima, adorei! Realmente a meditação quando acontece em nossas vidas causa uma profunda e perene transformação...Beijos querida!! Namaste!!