27.12.09

Quem foram os Celtas?


De um paraíso localizado no Vale do Danúbio, tribos indo-européias migraram espalhando a sua cultura, língua e espiritualidade.

Elas migraram no sentido Leste para a Àsia, ao Sul para o Mar Mediterrâneo, ao Norte para a Escandinávia e ao Oeste para as ilhas Celtas.
Todas essas tribos carregaram as suas sementes por todo o mundo, e é por isso que tantas culturas parecem tão semelhantes, mesmos grupos tão diversos como os hindus indianos e Celtas do Oeste europeu.
Do afluente do Danúbio, os Celtas migraram para a vasta expansão do noroeste da Europa. Os Celtas e outras tribos germânicas moveram-se em correntes do Danúbio para a Escócia, Irlanda, Inglaterra, País de Gales e Britânica (França).
Os Celtas eram mais ligados às tradições nórdicas e germânicas do que ás culturas mediterrâneas e ocidentais.
A Ligação Celta com o vale do Danúbio é expressa no seu nome original, “Os filhos de Danu”.
Os filhos de Danu, cujo nome irlandês é ” Tuatha De Dannan”, invadiram Beltane (May Day) numa névoa que escondeu o seu avanço. Eles eram provavelmente os legendários Hiperbóreos que habitavam as ilhas dos pontos mais nórdicos do mundo.
Os Hiperbóreos eram conhecidos por practicar Druidismo, Bruxaria, Mudança de Forma e a Astronomia. Eles conquistaram e governaram a Irlanda por muitos anos, e por fim, foram conquistados. Ao fazer isso, eles tornaram-se Deuses e Deusas Celtas, divinamente ligados á Terra.
Danu é a antiga e original Deusa Mãe. Ela foi trazida para a Europa e Ásia por intermédio da migração de tribos indo-europeias. Também conhecida como Dana, Ann e Anu, a tradição espíritual de Danu é uma das mais antigas tradições. Em geral, o conceito de Deusa Mãe, cujos muitos aspectos estão ligados aos ciclos da Terra, está na origem de muitas tradições espirituais europeias antigas.
Como tantos invasores diferentes que vasculharam a Europa, o mundo Celta foi conquistado e influenciado por consecutivas ondas de culturas indo-européias.
A historia mitológica da Irlanda fala de cinco invasões. A primeira foi corrida de Partholon, cujo líder veio de Outro Mundo. Parthalon invadiu Beltane e governou a Irlanda por 300 anos, tempo no qual a ilha cresceu em tamanho de uma planície para quatro, e acrescentou sete novos lagos.
A segunda onda de invasores foi a corrida de Nemed, que prosseguiu com o trabalho e tradições do Parthalon. Os Nemed lutaram contra os Fomors, os quais em algumas lendas eram gigantes. Inicialmente os Nemed foram bem sucedidos nas suas batalhas. Mais tarde foram acometidos por uma epidemia. Alguns historiadores acreditam que os Nemed e os Parthalon são um único e mesmo povo, e de facto descrevem uma única onda de povos invasores.
Os Fir Bolgs, ou “homens de Bolgs”, representam a terceira onda de invasores que assolaram a Irlanda. Eles eram ao todo dez tribos que dividiram a Irlanda entre eles, com o Fir Gaillion em Leinster, o Fir Domman em Munster e Cannaught e o Fir Bolg em Ulster. Como uma raça, os Fir Bolgs eram reportados como sendo “Ibéricos escuros” que praticavam rituais estranhos de magia nos seus fortes inacessíveis entre as colinas e montanhas.
A próxima força invasora foi a de Tuatha De Dannan, descrita anteriormente. Antigas lendas dizem que os Tuatha vieram do céu e trouxeram com eles quatro presentes: a Espada de Nuada; a Terrivel Lança de Lugh; o caldeirão de Dagda; e a Pedra dos Fal ou “Pedra do Destino”. Diz a lenda que os sacerdotes druidas dos Fir Bolgs entraram em guerra contra os sacerdotes druidas dos Tuatha De Dannan até que finalmente, numa batalha que começou no Solstício de Verão, os “Filhos de Danu” foram victoriosos na sua conquista pela Irlanda.
Os “Filhos do Mil”, a última onda de invasores, são os equivalentes mitológicos dos seres humanos modernos. À medida que os seres humanos se tornaram supremos, as forças de Tuatha De Dannan caíram por terra e tornaram-se parte dela - uma energia que esta a espera de ser tocada e utilizada.

Os Deuses e Deusas não morreram, mas tornaram-se parte de toda a Unidade, representando um conhecimento que é como uma biblioteca energética, que espera que a toquemos e utilizemos o seu infinito banco de dados.
O poder do conhecimento é um poder infinito, e a Unidade é uma fonte sem fronteiras. Cada onde de invasores trouxe as suas próprias idéias, as quais foram mescladas com as idéias dos povos que já viviam ali. Essa troca  produziu uma síntese que continuou com cada população invasora.
É por isso que algumas das principais religiões do mundo tornaram-se colchas de retalho devido a tradições espirituais que as precederam.
Evidências documentadas sugerem que o maior número de Celtas não chegou á Bretanha até 900 a 700 a.C., mas, ao mesmo tempo, os Celtas estavam culturalmente relacionados e adaptados a alguns dos costumes sociais e espirituais do povo anterior ao deles.

Transcrito de: “Explorando o Druidismo Celta” de Sirona Knight.

Nenhum comentário: